Atividade Base de Dados no Moodle – LMS

  • Home
  • Atividade Base de Dados no Moodle – LMS
Shape Image One
Atividade Base de Dados no Moodle – LMS

Última atualização em 21 de dezembro de 2021

O que é Atividade Base de Dados no Moodle – LMS?

A atividade base de dados permite ao professor e aos alunos criar, mostrar e buscar informações sobre um determinado tema nesta atividade. O formato e estrutura dessas informações inseridas podem incluir imagens, arquivos, URLs, números e texto.

Todos os inscritos no curso também terão acesso à leitura e poderão realizar o download dos arquivos disponibilizados, além disso qualquer participante poderá incluir informações nesta base de dados.

Isso pode ser um incentivo, para encorajar alunos a contribuir com o conteúdo do curso.

Para que serve a Atividade Base de Dados no Moodle LMS

Atividade Base de Dados no Moodle LMS

A Atividade de Banco de Dados é um recurso para professores e estudantes no Moodle LMS. Os professores podem usar o banco de dados para fornecer uma variedade de conteúdos, dependendo de suas necessidades. Estes itens podem incluir imagens, arquivos, URLs, números e textos.

Os materiais do banco de dados são compartilhados com todos os inscritos no curso. Todos os participantes poderão acrescentar informações a este banco de dados. Isto pode ser um incentivo para os alunos que queiram contribuir mais com o conteúdo do curso.

Há duas maneiras de usar a Atividade de Banco de Dados no Moodle – individualmente e como grupo

Ao trabalhar individualmente, os alunos visualizam as entradas no banco de dados, um de cada vez. Eles podem adicionar suas próprias informações ou editar o que já está lá. Eles também podem procurar por informações específicas.

A visualização da lista é útil quando os estudantes estão trabalhando juntos em um projeto. Todos eles podem contribuir para o mesmo banco de dados, adicionando e editando entradas à medida que vão avançando. Esta é uma ótima maneira de acompanhar o trabalho de todos e de garantir que o projeto esteja avançando.

Quando e como usar a Atividade Base de Dados no Moodle LMS

A atividade de banco de dados pode ser usada em um curso Moodle de várias maneiras. Ele pode ser usado para permitir a colaboração na construção de uma coleção de links web / livros / referências de periódicos relacionados a um determinado assunto.

O Banco de Dados também pode ser usado para exibir fotos / cartazes / websites / poemas criados pelos alunos para comentários e revisão por pares. Além disso, o Banco de Dados pode reunir comentários e votos em uma lista de possíveis logotipos / nomes de mascotes / ideias de projetos. Finalmente, o Banco de Dados pode fornecer uma área de armazenamento para os arquivos dos estudantes.

O Banco de Dados pode manter um registro do que foi feito em uma aula presencial a cada dia para que os alunos ausentes possam se atualizar.

O uso da atividade de Banco de Dados no Moodle pode facilitar uma variedade de atividades colaborativas e fornecer uma área de armazenamento para o trabalho dos estudantes. É uma ferramenta importante a ter em seu kit de ferramentas de ensino. Para mais informações sobre como usar a atividade do Banco de Dados, consulte os manuais do Moodle.

Segue algumas formas de utilização da Atividade Banco de Dados do Moodle

  • Portfólio dos alunos;
  • Receitas;
  • Lista de Livros recomendados;
  • Lista de Sites recomendados;
  • Lista de Filmes recomendados.

Para deixar o seu curso ainda mais interativo você pode usar a Atividade Chat no Moodle LMS para fazer uma votação em tempo real de como os alunos gostaria de usar a atividade banco dados ou discutir sobre a lista de livros criada em colaboração com a turma do curso.

Conclusão

O módulo de banco de dados é uma ferramenta importante para professores e alunos. Ele oferece uma variedade de oportunidades de colaboração que podem ser usadas para facilitar várias atividades ou atuar como áreas de armazenamento para o trabalho dos alunos.

O post do blog delineou as maneiras como você pode usar essa funcionalidade do Moodle, mas se você quiser mais informações sobre como melhor utilizá-la em sua plataforma de cursos, consulte os manuais do Moodle disponíveis on-line.

Esta atividade permite que todos os alunos matriculados no curso leiam e baixem arquivos que estão disponíveis para eles. Ela também permite que qualquer participante coloque informações no banco de dados. Isto pode ser um incentivo, para estudantes que queiram contribuir mais para o conteúdo do curso.

Você gostaria de ler mais conteúdos como este?

Todos os meses, enviamos um boletim informativo repleto de informações sobre os últimos acontecimentos no mundo do elearning. Desde novas funcionalidades no Moodle LMS até dicas e truques para usar o sistema, nosso boletim informativo tem algo para todos.

Além disso, nunca compartilhamos seu endereço de e-mail com ninguém – assim você pode ter certeza de que só receberá informações que sejam relevantes para você.

Para se inscrever, basta digitar seu endereço de e-mail no formulário abaixo e clicar em ‘Assinar’. Você receberá então um e-mail solicitando a confirmação de sua assinatura. Uma vez feito isso, você está pronto para ir!