Atividade Chat no Moodle – LMS

  • Home
  • Atividade Chat no Moodle – LMS
Shape Image One
Atividade Chat no Moodle – LMS

Última atualização em 20 de dezembro de 2021

O que é Atividade Chat no Moodle LMS?

A atividade Chat é umas das atividades mais simples de se utiliza no Moodle – LMS e permite a comunicação em tempo real entre os participantes de um curso. Diferente do fórum é necessário que todos os participantes estejam online no dia e horário definido para o Chat.

Mesmo que se tenha estabelecido um horário para os chats, a sala estará sempre aberta para os participantes. O Moodle – LMS não restringe o acesso à sala de bate-papo a diferença entre escolher ou não um horário para o chat é o registro no bloco Calendário, para lembrar os participantes do compromisso.

Para que serve a Atividade Chat no Moodle LMS

A atividade de chat permite que os participantes do curso tenham uma discussão síncrona em tempo real em um curso no Moodle LMS. Temas diferentes podem ser usados ​​(embora note que você perderá o tópico da conversa se mudar no meio do chat) e uma interface acessível está disponível.

Uma das grandes coisas sobre a atividade chat é que todos que entrarem no curso verão a mesma coisa ao mesmo tempo. Isto pode ser muito útil quando você tem uma pergunta para esclarecer a seus alunos e quer obter o feedback rapidamente.

É importante notar que, ao contrário dos fóruns, todos que participam de um bate-papo devem estar online ao mesmo tempo. Portanto, se algum aluno você estiver ocupado e não puder participar de um bate-papo ao vivo, ele poderá ter acesso a gravação da conversa após a conclusão do chat.

Quando e como usar a Atividade Chat no Moodle LMS

Atividade Chat no Moodle LMS

Se você estiver tendo problemas para decidir quando usar o chat, tenha em mente que o melhor para a comunicação em tempo real na plataforma Moodle LMS é o chat.

O bate-papo tem a vantagem de ocorrer em tempo real, o que é especialmente benéfico se seu grupo alunos não puderem se encontrar cara a cara. Há muitos exemplos de quando o bate-papo pode ser útil. Você pode usar o bate-papo para perguntas rápidas ou esclarecimentos que não exigiriam uma explicação longa, colocando texto na tela, realizando pesquisas simples sobre os tópicos favoritos do curso.

O bate-papo também é útil para incentivar a formação de equipes entre pessoas que não se conhecem bem. Talvez você queira explorar esta opção se tiver um corpo estudantil diversificado que possa se beneficiar de conhecer melhor uns aos outros sem sentir muita pressão.

Aqui estão algumas ideias para quando você pode querer usar o bate-papo em seu curso:

Faça perguntas rápidas e simples. Se os seus alunos precisam de ajuda com uma determinada característica ou seção do curso, então o bate-papo é uma ótima maneira de oferecer essa resposta rapidamente. Apenas certifique-se de que os alunos que irão participar tenha tempo suficiente e possam manter o foco somente em um tópico ou seção do curso.

O bate-papo permitirá que professores e alunos coloquem texto na tela e leia o que os outros digitam em tempo real sem ter que esperar a frase completa de outra pessoa (ou pior, esperar que alguém termine antes de responder).

Conclusão

O bate-papo é uma ótima maneira de se comunicar com seus alunos em tempo real e se você precisar de ajuda para decidir quando ele deve ser usado, tenha em mente as seguintes coisas: O bate-papo pode ser útil para perguntas rápidas ou esclarecimentos que não exigiriam uma explicação longa, colocando texto na tela, realizando buscas simples sobre tópicos favoritos do curso, incentivando a formação de equipes entre pessoas que não se conhecem bem e mais! Basta garantir que todos que participam de um chat estejam online ao mesmo tempo.

Se você ainda não tem certeza se deve ou não usar o bate-papo em seu curso, considere dar uma tentativa e veja como corre. Você pode se surpreender com o bom funcionamento do curso!

Então, você decidiu usar o bate-papo em seu curso Moodle LMS. O que você precisa fazer para garantir que tudo corra bem?

Primeiro, certifique-se de que todos que participam de um bate-papo estejam online ao mesmo tempo. Se houver algum aluno que não possa participar de um chat ao vivo, ele poderá acessar a gravação da conversa após a conclusão do chat

Em seguida, decida sobre um tópico para seu bate-papo e coloque-o na área do curso onde os alunos possam facilmente encontrá-lo. Você também pode compartilhar estas informações via e-mail ou mídia social

Em seguida, basta lançar o bate-papo e divulgar dentro do seu curso usando por exemplo, o Fórum de Notícias.

Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre a Atividade Chat no Moodle LMS, pode acessar a documentação do Moodle.

Você gostaria de ler mais conteúdos como este?

Todos os meses, enviamos um boletim informativo repleto de informações sobre os últimos acontecimentos no mundo do elearning. Desde novas funcionalidades no Moodle LMS até dicas e truques para usar o sistema, nosso boletim informativo tem algo para todos.

Além disso, nunca compartilhamos seu endereço de e-mail com ninguém – assim você pode ter certeza de que só receberá informações que sejam relevantes para você.

Para se inscrever, basta digitar seu endereço de e-mail no formulário abaixo e clicar em ‘Assinar’. Você receberá então um e-mail solicitando a confirmação de sua assinatura. Uma vez feito isso, você está pronto para ir!