Plataforma de ensino à distância

  • Home
  • Plataforma de ensino à distância
Shape Image One
Plataforma de ensino à distância

Última atualização em 4 de fevereiro de 2022

As plataformas de ensino à distância estão se tornando cada vez mais normais no ensino superior. Uma plataforma de ensino a distância consiste em um conjunto de ferramentas educacionais que permitem a instrução, testes e gerenciamento de alunos.

A aula é ministrada academicamente por um instrutor que geralmente está em um local diferente do aluno.

As plataformas de ensino à distância podem ser utilizadas em uma variedade de ambientes – como saúde ou treinamento corporativo – mas é mais comum vê-las implementadas para cursos de desenvolvimento profissional dentro das organizações.

Plataforma de Ensino à Distância

O que é uma plataforma de ensino à distância

As plataformas de ensino à distância são ferramentas on-line que permitem que instrutores e estudantes se conectem uns com os outros para fins educacionais.

Estas plataformas geralmente consistem em um conjunto de ferramentas que permitem a instrução, avaliação e gestão de alunos.

A aula é ministrada academicamente por um instrutor que geralmente está em um local físico diferente do do aluno.

As plataformas de ensino à distância podem ser utilizadas em uma variedade de ambientes, tais como salas de aula tradicionais, locais de trabalho, curso online, ou mesmo remotamente.

Plataforma de ensino à distância para cursos online

As plataformas de ensino à distância estão se tornando cada vez mais populares para cursos online. Instrutores e estudantes podem usar uma variedade de ferramentas educacionais para ministrar e receber instrução.

Este tipo de plataforma pode ser usado em uma variedade de ambientes, tornando-a uma escolha popular para cursos online.

Muitos tipos de ferramentas educacionais podem ser usados por instrutores e alunos para entregar material didático e receber feedback.

Os instrutores podem utilizar vídeo palestras, fóruns de discussão, salas de aula virtuais (incluindo ambientes imersivos), sistemas de classificação e outras ferramentas para aulas on-line.

Os alunos podem acessar materiais de palestras, enviar tarefas de casa e se comunicar com seus instrutores usando vários métodos multimídia. Estes incluem Fóruns, Avaliações e Tarefas como a plataforma Moodle.

As plataformas de ensino à distância podem ser utilizadas em uma variedade de disciplinas com cursos de idiomas, humanidades, ciências sociais, economia, negócios e muitas outras disciplinas.

Um grande número de faculdades e universidades oferecem aulas online a seus alunos com o auxílio de plataformas de ensino à distância.

O ensino à distância também permite aos alunos recebem uma educação, mesmo que não possam assistir às aulas no campus.

Há muitos tipos diferentes de plataformas de ensino à distância disponíveis, cada uma com seu próprio conjunto de características ou falta delas.

Os alunos devem considerar as necessidades do curso antes de escolher que tipo de plataforma será utilizada.

Cursos de Desenvolvimento Profissional

Por que as plataformas de ensino à distância estão se tornando cada vez mais normais para cursos de desenvolvimento profissional dentro das organizações e para curso online ?

As plataformas de ensino à distância estão se tornando cada vez mais comuns para cursos de desenvolvimento profissional dentro das organizações, pois oferecem uma variedade de benefícios.

Primeiro, as plataformas de ensino à distância permitem que os alunos tenham acesso à educação de qualquer lugar do mundo. Isto proporciona flexibilidade para estudantes que podem ter vidas ocupadas ou que não podem assistir às aulas tradicionais.

Além disso, as plataformas de ensino à distância oferecem uma gama de ferramentas que facilitam a instrução e a avaliação. Isto permite que os instrutores forneçam facilmente conteúdo e acompanhem o progresso dos alunos.

Finalmente, as plataformas de ensino à distância são frequentemente mais acessíveis do que os cursos tradicionais. Isto as torna uma opção atraente para organizações que desejam oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional a seus funcionários.

Como utilizar uma plataforma de ensino à distância para cursos de desenvolvimento profissional dentro das organizações

Uma maneira de usar uma plataforma de ensino à distância é oferecer aos funcionários uma oportunidade de cuidar de suas necessidades de desenvolvimento profissional sem ter que sair do local de trabalho ou pagar taxas de matrícula caras.

Por exemplo, se uma organização quiser oferecer treinamento de liderança, poderia fazê-lo empregando um instrutor profissional que facilitaria cursos on-line de ensino à distância para os funcionários.

Neste caso, o instrutor seria capaz de criar conteúdo e entregá-lo através de ferramentas oferecidas em uma plataforma como o Moodle LMS ou WordPress LMS.

O instrutor também poderia usar ferramentas de avaliação para rastrear o progresso dos alunos.

Se uma organização quiser ensinar aos funcionários como realizar determinadas tarefas ou oferecer treinamento adicional, ela também poderia criar cursos de instrução e fornecer esses cursos através do ensino à distância online.

Os instrutores poderiam novamente utilizar ferramentas como Moodle LMS ou WordPress LMS para facilitar as aulas e gerenciar o aprendizado à distância.

A última maneira de utilizar uma plataforma de ensino à distância para cursos de desenvolvimento profissional é através de cursos online autodirigidos.

Um instrutor poderia criar conteúdo para qualquer número de aulas e ministrar essas aulas usando as ferramentas disponíveis em um LMS como o Moodle.

Os funcionários poderiam então fazer os cursos em seu próprio ritmo, quer isso signifique concluir uma aula em seis meses ou em 30 dias.

Moodle LMS

O que é Moodle LMS

O Moodle LMS é um sistema de gerenciamento de cursos que pode ajudar os instrutores a fornecer, avaliar e gerenciar cursos on-line. O Moodle oferece uma variedade de ferramentas para criar e ministrar cursos.

O Moodle pode ser usado para criar ferramentas como questionários e pesquisas, e também inclui um livro de notas e aprendizagem adaptativa para acompanhar o progresso dos alunos.

Como usar o Moodle LMS para cursos de desenvolvimento profissional?

Se uma organização quer oferecer aos funcionários a chance de se tornarem melhores líderes, seus instrutores poderiam criar cursos online autoguiados usando o Moodle. Esses instrutores poderiam acompanhar o progresso dos alunos no Moodle.

Qualquer funcionário que concluísse o curso com sucesso, seria capaz de avaliar seu instrutor, aumentando a legitimidade do curso.

Outra maneira de usar o Moodle para cursos de desenvolvimento profissional é torná-lo uma parte do currículo de liderança de qualquer organização.

Neste caso, os instrutores podem criar conteúdo e ministrar esses cursos através do Moodle. Eles poderiam então fornecer aos alunos um certificado após a conclusão bem sucedida de uma aula.

Finalmente Uma organização poderia usar o Moodle LMS para oferecer cursos online aos funcionários que desejam aprofundar seus conhecimentos de liderança.

Os funcionários poderiam fazer esses cursos em seu próprio tempo, o que significa que eles podem trabalhar em tempo integral enquanto continuam a aprender sobre habilidades de liderança.

O que é WordPress LMS

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito de código aberto. A plataforma utiliza um plugin LMS para oferecer uma variedade de diferentes ferramentas de aprendizagem.

O plugin oferece uma variedade de opções, incluindo bate-papo ao vivo, podcasting, construção de cursos e questionários.

O WordPress é compatível com muitos dispositivos e navegadores. Ele também tem melhorado sua compatibilidade com navegadores de mesa, tendo características que são personalizáveis para usuários que têm deficiências na leitura ou no uso da Internet.

Isto significa que qualquer pessoa, jovem ou idosa, que tenha dificuldade para usar a Internet, pode ter uma navegação mais fácil no WordPress.

Também o torna mais acessível aos estudantes com diferentes deficiências, pois eles poderão acessar características específicas que os ajudarão a aprender e entender melhor os materiais do curso.

Plugins LMS para WordPress

LMS significa Learning Management Systems (Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem). É uma solução fácil para os professores criarem, entregarem e gerenciarem o conteúdo do curso.

Os plugins LMS para WordPress são fáceis de usar e instalar. A instalação do plugin requer apenas alguns cliques.

Depois disso, crie cursos e páginas dentro desses cursos, bem como adicione conteúdo – tudo sem mexer em nenhuma linha de código, tudo é feito de forma visual.

Você também pode personalizar o visual do catálogo de cursos de seu site usando templates próprios para cursos online.

Exemplos de plugins para o Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem WordPress:

1. LearnDash

LearnDash é um plug-in para WordPress que permite aos professores criar, ministrar e gerenciar cursos. É um plugin fácil de usar que requer apenas alguns cliques para ser instalado. Após a instalação, os professores podem criar cursos e páginas dentro desses cursos, assim como adicionar conteúdo – tudo sem mexer em nenhuma linha de código.

Os professores também podem personalizar a aparência do catálogo de cursos de seu site, usando seus próprios modelos para cursos on-line.

Uma das vantagens de usar o LearnDash é que ele se integra com vários outros plugins, tais como Formulários de Gravidade e WooCommerce. Isto permite aos professores criar questionários, testes e pesquisas, assim como vender produtos e serviços diretamente de seus cursos.

Outra vantagem do LearnDash é seu fórum de apoio, onde os professores podem obter apoio gratuito e rápido.

2. LearnPress

LearnPress

O plugin LearnPress é um plugin WordPress para gerenciamento de aulas online. A plataforma vem com recursos básicos como vídeo chat, notas e transcrições. Ele também oferece recursos mais avançados como discussões ao vivo, quizzes e chats automatizados.

O plano básico do plugin é de $59/ano ou $19/mês, que inclui recursos básicos como vídeo chat, notas e transcrições. Recursos mais avançados podem ser adicionados ao plano por um custo adicional como discussão ao vivo, questionários e bate-papos automatizados.

3. MasterStudy LMS

MasterStudy LMS

MasterStudy é uma plataforma de ensino à distância que oferece uma maneira de ensinar e aprender de qualquer lugar do mundo. Os alunos podem se conectar com seus instrutores para o horário das aulas, cursos 24 horas por dia, 7 dias por semana e transmissões ao vivo via satélite.

Os alunos à distância têm uma variedade de recursos opcionais para escolher, tais como testes ou avaliação on-line, mensagens privadas e integração de mídia social.

Os instrutores têm um amplo catálogo de vídeos e cursos que podem utilizar.

Os instrutores também têm acesso a ferramentas de administração, tais como gerenciamento de presença e gerenciamento de tarefas.

Os instrutores têm um número generoso de recursos para escolher quando se trata de classificar e comentar o trabalho dos estudantes .

4.Tutor LMS

Tutor LMS

O Tutor LMS é uma das mais novas adições ao mundo dos plugins WordPress LMS e ainda assim acumulou um exército de mais de 20.000 entusiastas do eLearning.

Ele fornece acesso vitalício ao conteúdo que os alunos podem baixar para visualização offline. O Tutor LMS permite que os alunos trabalhem em seu próprio ritmo através de todas as unidades do curso.

Fornece feedback do instrutor sobre as tarefas dos alunos, permite que seus alunos trabalhem on-line ou off-line e oferece ferramentas de colaboração para projetos em equipe.

Plataforma de Ensino Online

Os benefícios de utilizar uma plataforma de ensino online para cursos de desenvolvimento profissional dentro das organizações

As plataformas de ensino à distância oferecem uma gama de benefícios, incluindo flexibilidade e acessibilidade.

O principal benefício desta abordagem é que ela ajuda os funcionários a permanecerem motivados e engajados em seu trabalho, mantendo ao mesmo tempo relações importantes fora do escritório.

Outra vantagem é a capacidade de uma organização treinar funcionários em seu próprio local e ritmo, sem a necessidade de sair do trabalho.

Os instrutores podem ser designados com base em sua área de especialização, e os estudantes têm a conveniência adicional de poder ter acesso ao treinamento fora do horário normal de trabalho ou durante uma viagem.

Finalmente, a utilização de uma plataforma de ensino à distância pode ajudar as empresas a economizar dinheiro, reduzindo os custos de viagem para treinamentos.

Os inconvenientes de utilizar uma plataforma de ensino à distância para cursos de desenvolvimento profissional dentro das organizações

A maioria das plataformas de ensino à distância do mercado são caras, e o custo é geralmente por estudante e não por curso. Isto as torna menos atraentes para cursos de desenvolvimento profissional.

A outra desvantagem é que a maioria das plataformas são projetadas para universidades, de modo que a interface do usuário e a navegação do sistema podem ser confusas para aqueles não familiarizados com tais sistemas.

Também pode haver uma falta de apoio do provedor se surgir algum problema ou dúvida.

Apesar destes inconvenientes, uma plataforma de ensino à distância pode ser uma ferramenta extremamente útil para cursos online.

Ela permite que os alunos acessem conteúdos de alta qualidade de qualquer lugar do mundo e oferece uma série de recursos que podem facilitar o processo de aprendizagem, tais como vídeo-palestra, fóruns de discussão e ferramentas de avaliação.

Ao escolher uma plataforma de ensino à distância para um curso de desenvolvimento profissional, é importante considerar as necessidades de seus alunos e o orçamento de sua organização. Há uma série de boas plataformas disponíveis no mercado, portanto, com certeza haverá uma que atenda às suas necessidades.

Quem deve utilizar este tipo de tecnologia e por que se interessar por ela

Qualquer empresa ou organização que precise de uma maneira de criar um treinamento eficaz e padronizado para funcionários internos e novos clientes. Com o objetivo de reduzir a sobrecarga de treinamento e diminuir o cancelamento de novos clientes.

Além disso, qualquer empresa ou organização que tenha tido problemas com a sua plataforma de ensino à distância atual ou que estejam procurando soluções de criação de curso e gerenciamento de aprendizagem a fim garantir que sejam ministrados exatamente como precisam.

O que é necessário para se usar tais plataformas?

A plataforma requer instrutores e estudantes interessados no ensino à distância. Os cursos requerem um navegador, computador e conexão com a Internet. Fora isso, não há muito mais necessário!

Algumas ferramentas também podem precisar de software adicional instalado no computador, dependendo dos requisitos.

Informações sobre Plataforma de Ensino à Distância

Onde obter mais informações sobre o assunto se estiver interessado e quiser saber mais sobre como começar a utilizar esses tipos de tecnologias por conta própria.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre plataformas de ensino à distância, ou em começar a usar este tipo de tecnologias por conta própria, há alguns lugares onde você pode obter mais informações.

O primeiro é o site da empresa que criou a plataforma que você está utilizando. Eles provavelmente terão recursos para ajudá-lo a começar, tais como tutoriais e manuais do usuário.

O segundo lugar a procurar é os fóruns e grupos de discussão on-line onde as pessoas que utilizam estas tecnologias regularmente podem oferecer conselhos e apoio.

O terceiro lugar para procurar mais informações é dentro de sua própria empresa, pois ela pode ter um site de treinamento corporativo onde você pode aprender sobre as ferramentas que eles usam e como se familiarizar rapidamente com eles.

Estas são apenas algumas ideias sobre onde você pode procurar por mais informações. Pode haver muitas outras fontes disponíveis para você também, portanto sinta-se à vontade para fazer algumas pesquisas e aprender.

Finalmente, você pode se inscrever na nossa newsletter no final desse artigo, onde iremos manter você sempre atualizado sobre o uso de duas principais plataforma de ensino à distância e seus principais recursos para a criação de cursos online.

Conclusão

As plataformas de ensino à distância são uma ótima maneira de proporcionar aos funcionários o treinamento de que necessitam sem ter que viajar. Com tantas opções no mercado, deve ser fácil para você encontrar uma que atenda às suas necessidades e orçamento.

A única desvantagem é que, se você não estiver familiarizado com estes tipos de plataformas em geral, navegar nelas pode ser confuso no início e você pode acabar escolhendo uma que não atenda aos seu objetivos educacionais. Faça também sua pesquisa e certifique-se de trabalhar com uma empresa ou tutor que possa lhe ajudar.

Além disso, ter o apoio adicional de alguém de dentro de sua empresa enquanto aprende estas novas tecnologias também pode ser muito útil para garantir que você tenha uma experiência positiva.

Esperamos que este artigo sobre Plataformas de Ensino à Distância tenha sido útil e que você tenha obtido a resposta à sua pergunta sobre O que é uma Plataforma de Ensino à Distância?

Você gostaria de ler mais conteúdos como este?

Todos os meses, enviamos um boletim informativo repleto de informações sobre os últimos acontecimentos no mundo do elearning. Desde novas funcionalidades no Moodle LMS até dicas e truques para usar o sistema, nosso boletim informativo tem algo para todos.

Além disso, nunca compartilhamos seu endereço de e-mail com ninguém – assim você pode ter certeza de que só receberá informações que sejam relevantes para você.

Para se inscrever, basta digitar seu endereço de e-mail no formulário abaixo e clicar em ‘Assinar’. Você receberá então um e-mail solicitando a confirmação de sua assinatura. Uma vez feito isso, você está pronto para ir!