Atividades no Moodle LMS

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Atividades no Moodle LMS

Última atualização em 22 de dezembro de 2021

O que são Atividades no Moodle – LMS?

Ao contrário dos recursos que são materiais estáticos uma atividade no Moodle LMS é algo com que o aluno pode interagir, como por exemplo enviar uma atividade para o professor, responder um questionário ou pesquisa de satisfação do curso.

Existem 15 tipos de atividades no Moodle LMS, podendo o administrador instalar outros tipos além desses que já vem por padrão na plataforma.

Estas atividades pode ser adicionadas nos tópicos do seu curso e para isso basta ativar o modo de edição e utilizar o link “Adicionar uma atividade ou recurso”.

Os 15 tipos de atividades no Moodle LMS

Existem 15 tipos de atividades no Moodle.

1 – Tarefa: Permita que os professores classifiquem e façam comentários sobre os arquivos carregados e as tarefas criadas online e offline.

2 – Chat (Bate-papo): Permite que os participantes tenham uma discussão síncrona em tempo real.

3 – Escolha: Um professor faz uma pergunta e especifica uma escolha de várias respostas.

4 – Base de Dados: Permite que os participantes criem, mantenham e pesquisem um banco de dados de registro.

5 – Pesquisa de avaliação: Para criar e conduzir pesquisas para coletar feedback.

6 – Fórum: Permite que os participantes tenham discussões assíncronas

7 – Glossário: Permite que os participantes criem e mantenham uma lista de definições, como um dicionário.

8 – H5p: Permite que o conteúdo H5P criado no banco de conteúdo ou em h5p.com ou com o aplicativo lumi seja facilmente adicionado a um curso como uma atividade.

9 – Lição: Para entregar conteúdo de maneiras flexíveis.

10 – LTI (Ferramenta externa): Permite que os participantes interajam com atividades e recursos de aprendizagem compatíveis com LTI em outros sites. (Eles devem primeiro ser configurados por um administrador no site antes de estarem disponíveis em cursos individuais.).

11 – Questionário: Permite que o professor crie e defina testes de questionário, que podem ser marcados automaticamente e comentários e / ou respostas corretas mostradas.

12 – Pacote SCORM: Permite que pacotes SCORM sejam incluídos como conteúdo do curso

13 – Pesquisa: Para coletar dados de alunos para ajudar os professores a aprender sobre suas aulas e refletir sobre seu próprio ensino.

14 – Wiki: Uma coleção de páginas da web que qualquer pessoa pode adicionar ou editar.

15 – Laboratório de Avaliação: Habilita avaliação por pares.

Como adicionar uma atividade a um tópico do curso

Quando você estiver pronto para adicionar uma atividade ou recurso ao seu curso, clique no botão Ativar edição, depois clique no link Adicionar uma atividade ou recurso no tópico ao qual você deseja adicioná-la. Você também pode adicioná-la a um módulo, se desejar.

A escolha da atividade será aberta. A partir daqui, você pode selecionar o tipo de atividade ou recurso que deseja adicionar.

O que são Atividades no Moodle - LMS?

Os benefícios de acrescentar atividades aos tópicos de seu curso

Os benefícios de acrescentar atividades aos tópicos de seu curso é que elas podem ajudar a motivar os alunos. Atividades que são interativas proporcionam a oportunidade para o aluno aprender e depois compartilhar suas informações através de envio, resposta a um quiz ou pesquisa, etc.

Além disso, ao incluir atividades em seus tópicos do curso, você pode ajudar a manter os alunos interessados e engajados no material. Isto é especialmente importante se você estiver ensinando um assunto que possa ser desafiador.

Adicionar atividades aos tópicos de seu curso o ajudará a manter a atenção do aluno e a mantê-lo motivado durante todo o seu curso.

Alguns dos outros benefícios de acrescentar atividades a seus cursos online são que elas podem ajudar a melhorar a aprendizagem dos alunos, podem ser utilizadas de diferentes maneiras, dependendo de como você as constrói, e podem ajudar com a preparação do seu aluno para prestar alguma avaliação no final do curso ou tópico.

Como o instrutor pode utilizar atividades em seus cursos

Na maioria dos casos, os instrutores criam suas próprias atividades a partir do zero. Isto lhes dá a liberdade de criar uma experiência envolvente e agradável para seus alunos. Por exemplo, um questionário é uma ótima maneira de quebrar o gelo e fazer com que os alunos se engajem uns com os outros.

Uma boa pergunta pode ser “Qual é sua canção favorita?” ou “Qual é seu trabalho de sonho? Se você não estiver muito confiante em sua criatividade, então o Moodle LMS fornece uma biblioteca de atividades pré-fabricadas que são gratuitas para qualquer pessoa usar.

Opção um: Uma atividade baseada em perguntas onde os participantes têm que responder o máximo de perguntas que puderem dentro de 10 minutos.Esta é uma ótima maneira de revisar o material que foi abordado em uma lição anterior

Opção dois: Um tipo de atividade de caça ao tesouro onde os participantes têm que encontrar e responder perguntas específicas escondidas ao redor do curso. Isto é perfeito para introduzir material novo ou como uma revisão final do exame.

Os instrutores também podem utilizar atividades para obter feedback de seus alunos. Por exemplo, uma pesquisa é uma ótima maneira de obter feedback sobre como um curso está indo ou o que os alunos pensam do instrutor.

Há muitos tipos diferentes de atividades que podem ser usadas em um curso na Moodle LMS.

Dicas para criar uma atividade de sucesso

Ao criar uma atividade, é importante ter em mente o seguinte:

-Certifique-se de que a atividade é relevante para o conteúdo do curso.

-A atividade deve ser clara e concisa.

-As instruções devem ser fáceis de seguir.

-A atividade deve ser envolvente e interessante.

-A atividade deve ser adaptável a diferentes estilos de aprendizagem.

-Certifique-se de que todo o conteúdo seja gramaticalmente correto e use uma mecânica de escrita adequada (ortografia, pontuação, capitalização).

-Dê ao aluno tempo suficiente para fazer o teste; certifique-se de que ela possa ser concluída em um período de tempo razoável.

-Use o método de avaliação correto, como escolha múltipla, verdadeiro/falso, correspondência ou uma pergunta de resposta aberta.

Conclusão

Neste artigo, fornecemos algumas dicas para instrutores que queiram acrescentar atividades em seus cursos. Também fornecemos uma lista dos benefícios de adicionar atividades e como você pode criar atividades de sucesso.

É importante que estas sejam instruções envolventes, interativas, claras e com tempo suficiente para que os alunos possam completá-las com sucesso.

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