Moodle – LMS como plataforma de Educação a Distância

  • Home
  • Moodle – LMS como plataforma de Educação a Distância
Shape Image One
Moodle – LMS como plataforma de Educação a Distância

Última atualização em 1 de julho de 2021

O Moodle – LMS é um software livre de aprendizado virtual conhecido no mundo inteiro. Você pode não conhecer o seu nome, mas, atualmente, a plataforma online está disponível em mais 80 idiomas.

E é difícil encontrar, hoje, no Brasil, uma instituição de educação a distância que não utilize o Moodle como sistema de ensino online. São diversos seguimentos que fazem uso da plataforma, para montar seus cursos virtuais, sejam elas faculdades (públicas e particulares), corporações e empresas e também costuma ser usado por professores, em uma iniciativa individual que utilizam a internet como suporte para dar cursos digitais.

O Moodle – LMS é uma plataforma de aprendizagem online utilizada para gerenciar o processo de ensino. O nome é uma sigla da expressão Modular Object Oriented Dynamic Learning Envirionment e foi desenvolvido pelo educador e analista de sistema Martin Dougiamas, em Perth, na Austrália, no final da década de 1990.

Mas só em 2002 sua primeira versão foi disponibilizada. A empresa do Moodle – LMS possui uma equipe própria de profissionais para manterem a gestão do projeto como um bom software livre e conta ainda com a ajuda de milhares de desenvolvedores que participam da comunidade Moodle – LMS.

Quuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam dolor sit amet, consectetur adipisicing.

Recursos disponíveis do Moodle – LMS

O software tem uma criação complexa, como se vê, mas que permite ao usuário facilidade em moldá-lo, de acordo com a estratégia pedagógica de ensino a distância (EAD).

No Moodle – LMS, existem vários recursos disponíveis para serem usados em um curso online como: tarefas e lições, chat, glossário, gerência de notas, links para arquivos e sites, quadro de avisos, calendário, relatórios, questionários e enquetes, fóruns, utilização de arquivos de áudio e vídeo, editor HTML, entre outros inúmeros recursos que plataforma livre possui.

Todos esses recursos online podem ser ampliados com plug-ins e aditivos disponíveis no site, para serem integrados ao Moodle – LMS.

A equipe de criação do software teve uma preocupação sustentável com o Moodle – LMS, que segue o padrão de um software livre em que os seus colaboradores (Moodle Partners – Moodle Certified Service Providers) do mundo todo contribuem com 10% do seu faturamento bruto para investimentos e manter o portal online com uma grande equipe sem depender diretamente de ações de contribuição do mercado, o que torna o Moodle – LMS um software de uso livre, no mais amplo sentido da expressão, pois contribui com a educação, em todo o mundo.