Como transformar em cursos os seus conhecimentos e experiências

  • Home
  • Como transformar em cursos os seus conhecimentos e experiências
Shape Image One
Como transformar em cursos os seus conhecimentos e experiências

Última atualização em 1 de julho de 2021

Organize o que você sabe e passe adiante em formato de curso. Depois de um certo tempo de vida, tem-se tanto conhecimento apreendido e guardado que, muitas vezes, não se sabe o que fazer com todo esse material.

 Muitas pessoas acabam decidindo não passá-lo adiante de forma massiva ou por não terem estrutura material e financeira para isso, ou por simplesmente não possuírem o espírito e a vontade empreendedora para converter o conhecimento tácito e explícito em algo rentável e lucrativo.


Mas há aqueles que conseguem se organizar de forma tal que ganham dinheiro apenas passando adiante o que sabem – seja ministrando palestras e oficinas, seja em formato de cursos. Além de ser um trabalho como qualquer outro, ou seja, remunerado, ministrar esse tipo de curso/palestra tem a vantagem de não ser um trabalho maçante, como certas atividades podem parecer.

Ao trabalhar repassando seu conhecimento, você está falando, inclusive, sobre sua vida e experiências, o que quase todo mundo gosta de fazer. Imagine ganhar dinheiro contando a história da sua vida? Ficou interessado? Saiba como, abaixo.

Aprenda a reconhecer no que você é bom

Você é muito bom, quase um expert em determinado assunto ou função? Sente que poderia ajudar pessoas repassando seus conhecimentos – que muitas vezes não podem ser encontrados de outro jeito? Então talvez ministrar palestras e vender seu aprendizado em forma de curso seja ideal para você. Mas para isso é necessário ter noção de si mesmo, das suas capacidades e habilidades. Só conhecendo e sendo seguro do que você realmente é excepcional fazendo, certo?

Organize seu conhecimento

A organização é de suma importância nesses casos. Para poder planejar uma boa palestra ou curso, é necessário ter a noção de que informações e experiências você quer passar. Para isso, é sempre bom organizar suas ideias, pensamentos em geral e até o próprio conhecimento em si em formato de lista de importância, assim você passa a ter um panorama geral do que não pode faltar no seu projeto e do que são apenas detalhes a serem acrescentados.

A lista pode seguir o seguinte modelo:

  • Importante
  • De importância razoável
  • Pouco importante

Dessa forma, você consegue visualizar melhor o projeto como um todo, além de evitar possíveis “brancos” nas ideias e conseguir cortar o que achar necessário.

Invista em você e venda bem o seu produto

Após ter organizado todo o projeto, é importante saber como vendê-lo. Não somente a parte física do projeto (possíveis apostilas e coisas do gênero), mas também a sua própria imagem, como ministrador de palestras e oficinas.

A eloquência é muito importante nestas horas. Saber falar bem em público, ter noções de como cativá-lo e prender a sua atenção são fatores primordiais para que seu curso ou palestra obtenha sucesso. Por isso é extremamente aconselhável ter aulas de dicção e de como se portar em público. Além disso, ter a noção de que certas “manhas” do oficio de se apresentar só vem com o tempo, depois de já ter vivenciado a função por determinado período.

Não esqueça ainda que a plataforma Moodle – LMS é, sem dúvidas, a principal ferramenta educacional do planeta. E, por ser um software livre – de uso universal, sem custo – você pode aplicá-lo à sua necessidade e se utilizar desse suporte para ministrar seu curso. Pense nisso!

Para conhecer mais sobre o universo e as vantagens Moodle – LMS, não deixe de conferir nossos posts atualizados. Até logo!