Blog

Como instalar o Moodle - LMS

O Moodle - LMS é uma plataforma online muito utilizada por professores universitários, empresas privadas, empresas de treinamentos, universidade e para profissionais que querem começar um projeto de educação a distância. O Moodle é uma plataforma que está sempre em constate atualização, ou seja, recebe algumas versões que resolvem bugs e fazem melhorias em relação as versões anteriores.

Com isso, muita gente tem dúvidas de como instalar a versão mais recente, hoje estamos na versão 2.9, mas como curso é de Moodle - LMS 2.8, vamos aprender a instalar a versão do curso. Vale lembrar que o processo de instalação é o mesmo para qualquer versão. Abaixo um passo a passo lhe ensinará como baixar e fazer a instalação da plataforma em sua hospedagem, através do seu Painel de Controle(Cpanel). Mas antes, lembre-se que para instalar o Moodle - LMS é preciso ter pré-requisitos como a versão 5.4 do PHP, um servidor apache de preferência e um servidor de banco de dados(MySql).

Instalação do Moodle - LMS em sua Hospedagem


1 Passo: Download do arquivo zip do Moodle - LMS e Upload no Painel do Controle


A primeira coisa que você deve fazer é visitar a página do programa, www.moodle.org, e baixar a versão 2.8 da plataforma. Realizado isso, basta você acessar o Painel de Controle da sua hospedagem e fazer o upload do arquivo zip do Moodle para a pasta public_html. Ao realizar isso basta você descompactar o arquivo zip do Moodle - LMS.

Outra forma de fazer isso é você subir o arquivo zip do Moodle - LMS na sua Hospedagem através do FTP e depois acessar o Painel de controle para descompactar o arquivo. Um programa de FTP que você pode usar é o FileZilla.


2 Passo: Instalação e Configuração do Moodle - LMS


O próximo passo é acessar a pasta do Moodle - LMS através do seu domínio ex: http://seudominio.com.br/moodle , que nada mais é do que o seu endereço de instalação. Na primeira tela da instalação você vai precisar escolher o idioma dê sua preferência para conseguir seguir com a instalação do Moodle - LMS 2.8. Se você escolher o Português, lembre-se de escolher o Português BR, que é o brasileiro.

Escolha do idioma do Moodle


Na próxima etapa a plataforma solicitará que você confirme o seu endereço de hospedagem. Esse passo pede que você tenha um caminho direto para o moodledata, o diretório do Moodle - LMS. Nele é armazenado todos os arquivos que o sistema está gerando e que serão protegidos de todo o acesso público, por este motivo você criar essa pasta fora da pasta public_html.

Confirmação do caminho do Moodle

 

Depois disso serão também requeridos suas informações do Banco de Dados, para isso você deverá colocar o tipo de seu Banco de Dados, em geral o MySQL assim como o endereço de acesso a ele, são pedidos ainda o nome do seu Banco de Dados, o nome do usuário e a sua senha e o prefixo utilizado nas tabelas.

Configuração de Banco de Dados no Moodle


Com isso, serão verificados se o seu PHP está mesmo pronto para receber a nova versão do Moodle - LMS; para isso, verifique se a maioria das etapas estão verdes, isso confirma que até agora está tudo certo.
 

Verificação de requisitos do Moodle

Realizado isso, o script começará a realizar as verificações necessárias sobre o banco de dados e os dados de acesso que você informou. Com isso será gerado o seu arquivo de configuração que tem todas as suas informações do Banco de Dados e que possibilitará que o Moodle - LMS seja acessado de forma correta.

Você irá então aceitar as cláusulas de licença e depois disso começam a ser criadas as tabelas necessárias para que o seu Moodle - LMS comece a funcionar. Feito isso você deverá colocar todo os dados solicitados para você criar sua conta Moodle - LMS.