Atividade Fórum no Moodle – LMS

  • Home
  • Atividade Fórum no Moodle – LMS
Shape Image One
Atividade Fórum no Moodle – LMS

Última atualização em 2 de dezembro de 2021

O que é a Atividade Fórum no Moodle LMS

A atividade Fórum é uma ferramenta de comunicação muito poderosa dentro de um curso no Moodle – LMS, pois permite que alunos e professores iniciem uma discussão sobre qualquer tema relacionado ao curso, criando assim um ambiente colaborativo.

Fóruns são ferramentas de comunicação assíncronas, ao contrário dos chats, em que todos os participantes devem estar ao mesmo tempo online, nos fóruns o debate acontece ao longo do tempo. A atividade fórum é sem dúvida umas das mais úteis e mais utilizadas dentro plataforma Moodle – LMS. O professor pode criar quantos fóruns ele desejar dentro de seu curso.

Por que usar os fóruns no Moodle LMS

A atividade do fórum é uma das mais poderosas ferramentas de comunicação dentro de um curso LMS Modle, permitindo que alunos e professores iniciem discussões sobre qualquer tópico relacionado ao curso. Isto cria um ambiente de colaboração que pode ser usado para um diálogo significativo entre os alunos. Os fóruns também são úteis para solicitar feedback dos alunos sobre sua experiência no curso, fazendo perguntas ou suscitando discussões sobre tópicos específicos (como “O que você mais gostou neste módulo?”) .

O aprendizado através de fóruns tem muitos benefícios:

  • cria oportunidades para o compartilhamento de conhecimento;
  • permite que pessoas com diferentes origens compartilhem perspectivas; proporciona flexibilidade em termos de compromisso de tempo;
  • ajuda as pessoas a fazer conexões com outras que podem não falar a mesma língua;
  • e permite que os participantes esclareçam facilmente mal-entendidos.

Tipos de fóruns dentro do Moodle LMS

Os Fóruns são uma ótima maneira de envolver as pessoas na sala de aula. Mas você precisa ter certeza de como utilizá-los da melhor maneira dentro do seu curso.

Existem 3 tipos de fóruns dentro do Moodle LMS: Geral, Discussão Simples e Perguntas e Respostas. Dependendo das necessidades de seu curso, você pode escolher qual deles funcionará melhor para você ou para seus alunos.

O fórum geral (padrão) é usado para discussão geral, enquanto a discussão simples é melhor quando há uma pergunta específica que requer uma resposta ; isto permite que professores e alunos coloquem sua resposta sem que ela seja misturada com outras mensagens. Se você quer mais controle sobre o que é postado e quem participa, vá com o fórum de perguntas e respostas – você decide

Além dos fóruns citados acima, existem também um fórum que é criado por padrão dentro do seu curso e é chamado de Fórum de Notícias, para saber mais sobre ele leia no nosso post Fórum de Notícias no Moodle LMS.

Fórum Geral

No fórum geral, os estudantes verão um texto introdutório em um espaço separado acima da lista de discussão. Este texto fornecerá instruções de como utilizar o fórum. O objetivo do fórum geral é permitir que os alunos discutam tópicos relevantes para o curso como um todo.

Fórum discussão simples

Em uma única discussão, os professores colocam uma pergunta e os alunos só podem responder. Eles não podem iniciar um novo tópico de discussão. Isto é útil se você quiser manter a discussão focalizada. Nota: Este tipo de fórum não funciona com grupos separados.

Este tipo de fórum é útil por uma variedade de razões. Por exemplo, ele pode ser usado para avaliar a compreensão de um conceito por parte dos estudantes ou para coletar informações deles. Além disso, ao utilizar este tipo de fórum, os professores podem acompanhar a discussão mais facilmente. Isto porque todos os posts estão em um só lugar e é fácil de ver

Fórum de perguntas e respostas

O fórum de perguntas e respostas é melhor utilizado quando se tem uma pergunta específica que se deseja responder.

O professor coloca uma pergunta, e os alunos respondem com possíveis respostas. Por padrão, um fórum de perguntas e respostas requer que os alunos postem uma vez antes de ver as postagens de outros alunos.

Os fóruns de perguntas e respostas são ótimos para suscitar respostas que requerem habilidades de pensamento crítico. As perguntas devem ser abertas; em vez de pedir aos alunos que concluam uma tarefa (por exemplo, “Como mudar a cor da fonte no Microsoft Word?”) pergunte aos alunos como eles resolveriam um problema ou tarefa em particular (por exemplo, “Que métodos você usaria para mudar a cor da fonte no Microsoft Word?”).

Dicas para usar os fóruns em seu curso ou aula

  • Como um espaço social para os estudantes se conhecerem;
  • Anúncios sobre o curso (usando um fórum de notícias com assinatura forçada);
  • Para discutir conteúdos do curso ou os materiais sugeridos para leitura;
  • Para continuar online uma discussão iniciada em sala de aula;
  • Para discussões entre os professores (utilize um fórum oculto);
  • Para atividades de extensão, por exemplo “brainstorms” para estudantes sugerirem e avaliarem ideias.

Conclusão

A atividade fórum pode ser uma ferramenta inestimável na sala de aula, mas muitos educadores ainda não tiraram proveito desta poderosa tecnologia. Às vezes, pode parecer esmagador ensinar com discussões no fórum, pois elas exigem uma mudança no estilo de ensino e na pedagogia.

Mas quando os professores dominam como usar os fóruns no Moodle LMS de forma eficaz, seus alunos tendem a aprender mais com essas interações entre pares do que com qualquer outra forma de instrução.

De fato, pesquisas têm mostrado que os alunos muitas vezes preferem ambientes de aprendizagem colaborativa onde eles são livres para compartilhar livremente o conhecimento. A discussão nos fóruns é um desses ambientes que estimula a colaboração e a criatividade, ao mesmo tempo em que promove uma compreensão profunda, convidando todos os participantes para um diálogo sobre o conteúdo que está sendo estudado em conjunto.

Os educadores que desejam implementar ferramentas on-line como as atividades do fórum devem sabem que podem esperar ver um maior envolvimento dos estudantes, um aprendizado mais profundo e uma melhor retenção do conteúdo.

Você gostaria de ler mais conteúdos como este?

Todos os meses, enviamos um boletim informativo repleto de informações sobre os últimos acontecimentos no mundo do elearning. Desde novas funcionalidades no Moodle LMS até dicas e truques para usar o sistema, nosso boletim informativo tem algo para todos.

Além disso, nunca compartilhamos seu endereço de e-mail com ninguém – assim você pode ter certeza de que só receberá informações que sejam relevantes para você.

Para se inscrever, basta digitar seu endereço de e-mail no formulário abaixo e clicar em ‘Assinar’. Você receberá então um e-mail solicitando a confirmação de sua assinatura. Uma vez feito isso, você está pronto para ir!